

Com o desenvolvimento da Internet e como efeito a crescente dependência de cada um de nós a esta plataforma, a implementação das Redes Sociais virtuais na sociedade foi uma das suas consequências mais recentes. Esta novidade surgiu com a Web 2.0 que ampliou as possibilidades de interacção entre as pessoas. Hoje sabemos quem são os amigos dos nossos amigos, bem como os amigos que temos em comum, o que torna a nossa Rede Social virtual cada dia mais ampla e diversificada. Com a Web 2.0, a comunicação passou a ser bidireccional, ou seja, o utilizador deixa de ser um mero receptor para passar a ser também emissor. Há a possibilidade das pessoas comunicarem directamente umas com as outras. As suas preferências e opiniões passam a ser tidas em conta. Começa a existir uma colaboração e distribuição de informação e a partilha entre os utilizadores das Redes Sociais.
São muitas as Redes Sociais que estão ao nosso dispor, umas mais conhecidas, outras nem tanto mas na maioria todas têm o mesmo objectivo – a possibilidade das pessoas comunicarem entre si e a troca de informação entre os utilizadores. Com a emergência das Redes Sociais, já são muitos os jornalistas que se renderam “às maravilhas” do Twitter, por exemplo, e justificam a decisão com a necessidade de comunicar de forma rápida e eficaz.
Perante este cenário assiste-se a uma profunda revolução do jornalismo tanto ao nível das práticas profissionais no novo contexto da expansão das tecnologias digitais como a nível deontológico, torna-se importante perceber se a utilização das Redes Sociais influenciam o jornalismo e de que forma.
Abaixo segue os links com as materias:
Historia das redes
sera que as redes sociais influenciam o jornalismo
Jornalistas que usam as redes
será que os jornalistas vao desaparecer
Redes sociais e suas influencias
fatos
O que sao redes sociais
Twitter como fonte
Influencia na sociedade
conclusao sobre redes sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário