domingo, 23 de outubro de 2011

Análise de websites

Vamos analisar dois web sites: o Globo.com e o r7.com.

Todos os dois sites são produzidos pelas duas maiores rede de televisão brasileira, grupo de comunicação. São horizontais, nacionais e destinam-se a todos os tipos de públicos, pois têm noticias de todos os tipos e contam ainda com entretenimento.

Suas páginas iniciais são bem chamativas, cada tipo de notícia vem escrita de uma cor e divididas em colunas, por assunto.

CATEGORIAS HIPERTEXTUAIS

Tanto o Globo.com quanto o R7.com, usam mais como categorias hipertextuais, a descentralização, a intratextualidade, a navegabilidade e a interação, porque dão espaço para o internauta dar sua opinião ao final de Cada notícia, etc.

LINKS

Quanto ao recurso de navegação desses sites, podemos perceber que são conjuntivos não  nos remetem a outras janelas.

São intratextuais, as lexias em sua maioria nos leva para dentro do próprio site. O globo.com remete-se ao editorial narrativo, aborda o acontecimento, a oposição, a exemplificação ou particularização, complementação e memória. Já o r7.com é difícil achar esse tipo de link em notícias comuns. No r7.com dentre os links que menos aparecem são os de memória.
•O globo.com usa geralmente um link no corpo do texto.
•O r7.com já usa links não no corpo do texto, mas como opção de veja mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário