
Foram analisados para esse trabalho os seguintes sites: G1 e Terra.
O portal G1 trata de um portal horizontal pois trata de varios temas e nao so um especifico,e um portal nacional,e um produto do sistema globo,sua pagina inicial possui as divisoes por tema que facilitam a leitura dos leitores.
O site Terra tambem e um site Horizontal,um portal nacional tambem,nao tem nenhum grande meio de comunicacao que gere ele,as divisoes do site sao bem simplificadas tambem
A)A desentralizacao pode ser percebida nesse site por exemplo se voce quizer saber so noticias sobre o seu time do coracao,e so clicar no icone referente a ele e le as noticias e ver as imagens
A multivocalidade nao e presente no site por que cada texto tem o seu autor ja definido...
Intertextualidade esta presente no site todas as materias ou noticias tem sempre 2 ou 3 a mais tratando do mesmo tempo.
Navegabilidade: Possui uma navegacao bem facil e simplificada
Interatividade : Tambem presente no site um exemplo e o /agora ,onde o leitor do site pode interagir com a programacao dos programas na tv.
B)Vocês foram capazes de identificar todos os tipos de links citados por Mielniczuk, nas duas publicações estudadas? Citem exemplos dos tipos de Editoriais Narrativos encontrados nos dois jornais, de acordo com a tipologia de Mielniczuk.
Resposta: Não conseguimos identificar todos os tipos de links. No texto “EUA não descartam contramedidas ao Brasil no caso do algodão”, não encontramos links nas palavras, como aprendemos em sala, porém é possível utilizar os links que ficam abaixo da matéria, levando para conteúdos semelhantes do próprio site, os links internos. No texto, “Dados positivos levam bolsas dos EUA a fecharem em alta”, é possível encontrar links editorias. Utiliza de links ilustrativos, vídeo e matérias que complementam o texto.
c) Quais os tipos mais recorrentes de links Editoriais Narrativos? Se faltarem tipos, assinalem quais e tentem explicar por que tais tipos são inexistentes ou muito raros.
Resposta: Os mais recorrentes são os de detalhamento, acontecimento, exemplificação e exemplificação. É muito raro encontrar links de memória e complementação, porque os consumidores querem informações rápidas e atuais.
d) Comparem o uso de links nas duas publicações, tentando determinar qual delas faz um melhor uso da linkagem. Por quê?
Resposta: O site do G1 é muito mais organizado, utiliza com mais abrangência a função do hipertexto, é possível acompanhar através dos links matérias que complementam a primeira que foi lida. É possível utilizar recursos como vídeos, gráficos e outros. Ele divide claramente as editorias em colunas, por cor e destaca assuntos de mais interesse de seu público na p
ágina principal, sem contar que o uso do hipertexto encontra-se em todas as matérias, de qualquer editoria, sobre qualquer assunto.O site Terra com recursos muito bons também, deixa a desejar apenas na limitação de links. Um recurso que sendo bem explorado, é possível dentro da mesma página, ter informação completa da matéria, sem ficar qualquer dúvida.
e) Examinem o uso de links intertextuais nas duas publicações. Eles são freqüentes? Busquem exemplos nos dois veículos. Em que tipo de links eles são mais freqüentes?
Resposta: Os links intertextuais no Terra são de mais freqüência do que no G1. O Terra tem vários links na página principal de propagandas de produtos que é chamado de Terra shopping e outros recursos publicitários também.O G1 observamos que existe poucos links intertextuais, que ao ser clicados levam a um outro site, mas com produtos ou propaganda da mesma rede.
f) Os dois jornais fazem uso de links disjuntivos? Listem exemplos.
Resposta: Os dois sites apresentaram poucos links disjuntivos. O que conseguimos observar são os links relacionados á vídeos de outros sites, ou mesmo ao clicar no vídeo ou foto para aumentar abre uma nova janela, mas só com o que foi selecionado.
g) Observem os blogs existentes nas duas publicações. Eles estão linkados ao restante do material do jornal? Que tipos de links estão sendo usados?
Resposta: Foi possível encontrar apenas o blog do g1. O link utilizado foi o editorial.
h) Observem o uso de fotografias nas duas publicações. Como os links estão sendo usados em conjugação com as fotos?
Resposta: Na publicação do G1, só utiliza o recurso de foto na manchete, que fica na home. Ao abrir, tem-se um vídeo. Na publicação do Terra, na matéria que utilizamos não tem foto.
i) Você considera útil essa tipologia de links proposta por Mielniczuk? Que críticas podem ser feitas à tipologia?
Resposta: Consideramos super válido, pois sua análise se adere as nossas necessidades ao entrar no site e as matérias não terem complementos. Hoje os sites têm a necessidade de explorar esse recurso. É o modo mais eficaz de fazer o leitor permanecer conectado ao site. Pois, é possível dessa forma encontrar através de links complementos e respostas para algo que não tenha ficado claro ou mesmo detalhes que só é possível obter através dos links, tais como: gráficos, vídeos e fotos. Notamos que o texto fica mais claro, limpo e enxuto.





