quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Infraestutura da varzea


Observando a infraestutura da varzea em Belo Horizonte podemos perceber que os campos de varzea,possui a infraestutura ainda muito precaria com vestiarios muito ruins,qualidade do campo quase sempre deixa a desejar,e tambem tem alguns problemas sociais que estao se infiltrando no meio do futebol de varzea ameaçando assim o futebol amador.

No caso dos vestiarios os que visitamos percebemos que não tem asentos para os jogadores se sentarem,os vasos sanitarios quase todos entupidos,se falar tambem da sujeira e do mal cheiro que os vestiarios apresentam.

O Campo é de terra batida misturada com areia e com bastante cascalhos e pedras,o que deixa as partidas as vezes depedendo do jogo ate muito perigoso por causa de uma queda que pode realmente machucar os jogadores.

Tem tambem o problema social que vem atrapalhando a continuidade do futebol de varzea nos dias de hoje o principal deles e a entrada das drogas nesse meio, Com as drogas surgem as armas. Assim, uma cena comum nos campos passou a ser pessoas desfilando com suas armadas. A mistura da paixão clubística com as drogas e as bebidas passou a ser o estopim da violência, que ainda ganhou um forte aliado: a falta de segurança pelo distanciamento dos policiais das praças de esportes, que, curiosamente, também reclamam de segurança para eles próprios realizarem seus trabalhos. As ameaças verbais e aquelas confusões em campo que ajudaram a construir o folclore do futebol de várzea, há muito tempo virou coisa de criança. A onda agora é intimidar exibindo forte armamento. O árbitro não pode errar contra o time da casa. Caso isto aconteça, a intimidação é certa. Já o time adversário tem que assimilar a situação desfavorável, mas se não consegue parte também para a violência contra os árbitros.

No meio do fogo cruzado, os árbitros viram alvos fáceis. Mas a situação chegou a um ponto insustentável e, por isso, clubes, Federação Mineira e árbitros cobram um mínimo de segurança nos campos. Eles sabem que sem o patrulhamento presente e constante, a pancadaria e o tiroteio são quase inevitável.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cinquentenária, Copa itatiaia dá exemplo de organização

Por André Peixoto e Junio Santos


Muitos são os campeonatos amadores espalhados pelo país, mas nada se compara a organização e reconhecimento da Copa Itatiaia. Fundado pela rádio de mesmo nome, o torneio é feito há 50 anos e começou com a comemoração da primeira década de aniversário da emissora.

De lá pra cá, a Copa Itatiaia foi se popularizando e hoje é considerada a “Copa do Mundo do Futebol Amador”, segundo os funcionários da rádio que trabalham na cobertura do torneio todos os anos após a temporada do futebol brasileiro.  

O torneio que envolve toda a equipe de esportes da Rádio Itatiaia é organizado pela emissora em conjunto com a Federação Mineira de Futebol (FMF). Os dois órgãos se reúnem para organizar a tabela, regulamento e outros assuntos relacionados à competição. “A Itatiaia é responsável pela organização do evento, divulgação, transmissão de jogos, premiação entre outros. A FMF é quem escala os árbitros e a Rádio Itatiaia por parcerias efetua o pagamento”, explicou a coordenadora de esportes da emissora, Úrsula Nogueira.

A Copa Itatiaia usa critérios de classificação que precisam ser respeitados. Segundo Úrsula, a comissão organizadora aguarda o fim dos campeonatos amadores de Belo Horizonte e Região Metropolitana para divulgar as equipes participantes.

Diferente de muitos campeonatos amadores espalhados pelo país, a Rádio Itatiaia têm uma facilidade na busca de patrocínios como informa Úrsula Nogueira: “Devido à credibilidade, seriedade e competência da emissora, nossos patrocinadores da Copa Itatiaia são os mesmos do Brasileirão, Mineiro, Copa do Brasil e Copa do Mundo. Nosso trabalho com a Copa Itatiaia é o mesmo de uma final de Copa do Mundo”.

Neste ano, a Copa Itatiaia será disputada com o mesmo regulamento dos anos anteriores. As equipes são divididas em duas chaves: chave Belo Horizonte e a da Região Metropolitana totalizando 32 equipes.

A 51° edição, 2011/2012 do torneio, terá início com a primeira rodada no dia 11 de dezembro. O vencedor de cada chave disputa a finalíssima em campo neutro, e ganhará também, um cheque no valor de 15 mil reais, para realizar melhorias em seu clube.


Veja um video sobre o torneio: